domingo, 3 de fevereiro de 2019

Desabafos ....

(foto de minha autoria)

É frustrante uma pessoa estar licenciada e não conseguir emprego na sua área de formação e nem em lado nenhum. Tenho feito de tudo para conseguir arranjar um emprego, arranjar alguma coisa que me faça sentir útil e realizada, porque acreditem estar em casa sem nada para fazer é cansativo.
É frustrante ir a entrevistas e ninguém me aceitar, e nem sequer um feedback me dão. Os currículos que eu tenho enviado verifico sempre se me enquadro nos requisitos, porque caso isso não aconteça não vale a pena enviar. Mas o que me irrita é nas entrevistas, o entrevistador perguntar por requisitos para além dos referidos no anúncio, enerva-me isso podiam dizer logo isso no anúncio, mas não, e depois eu é que faço figura de pessoa parva.
É frustrante pedirem experiência para qualquer vaga, mas se as empresas não nos aceitarem nós nunca na via iremos ter experiência. Temos que começar por algum lado, mas se ninguém fiz isso por nós, como é que podemos chegar a algum lado. Ando cansada, triste e desiludida com tudo isto que se passa, isto não foi a vida que imaginei depois de terminar uma licenciatura.
(...)

12 comentários:

  1. Acho que o que deixa uma pessoa mais frustrada é pedir experiência, quando ninguém nos deixa começar... Temos de começar para ter experiência e para isso é preciso alguém aceitar. Ainda não acabei a licenciatura, mas aposto que vou ficar na mesma situação que tu.
    É continuar a insistir que vais conseguir. A procura de estágio também foi um drama durante alguns meses e depois lá consegui :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não desistas fofa, vais ver que consegues!!!
      Olha aproveito e digo-te um web site em que estou a estudar/trabalhar que é por causa do meu estágio. Tenta o JobiNice, é fixe e tens bastantes anúncios.

      Eliminar
  2. O que mais me irrita neste País é isso mesmo, pedirem experiência quando não haja ninguém que se chegue à frente, depois ainda têm a lata de dizer que os jovens de hoje em dia não querem trabalhar, é frustante e muito.Temos que começar por alguma lado,para ajudar no que for, temos que ser também ajudados, dando-nos oportunidades de ter experiência.

    Porém vais conseguir, confia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. É realmente triste não podermos trabalhar na área que gostamos. Eu, felizmente, tenho tido sempre trabalho mas em lojas. É o que há e sei que, apesar de tudo, já é muito bom. Força para ti, não desistas :)

    ResponderEliminar
  4. Exprimenta o Centro de emprego, é uma ajuda!! Não desistas!!

    ResponderEliminar
  5. Essa será sempre uma dicotomias mais frustrantes de sempre: precisares de experiência, mas não te darem oportunidade para a conquistares.
    Força, não desistas!

    ResponderEliminar
  6. Acredito que não seja mesmo uma situação fácil, andarmos, andarmos e não dar em nada. Essa da falta de experiência dá-me vontade de rir, como é que a vamos ter, se nem uma oportunidade nos dão?
    Não desistas, fico a torcer por ti <3

    ResponderEliminar
  7. Esse é um dos meus maiores medos no fim da faculdade! Mas não desistas!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  8. Complicado. Desejo-te muito melhor sorte para o futuro :))

    O nosso amigo Gil António, diz :- Nuvens que me lembram os beijos teus.

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar
  9. Nunca pensei que fosse tão difícil para mim também. Força, nada de desistir! :)

    Li num artigo online que alguns dos requisitos listados estão no anúncio para "embelezar". Isto é, dada a quantidade crescente de oferta, os requisitos que não são de base (como licenciatura e mestrado, p. ex. dependendo do caso), podem não ser assim tão necessários... também depende muito da forma como estiver redigido e se faz menção a obrigatório ou não.
    Por vezes diz "requisitos obrigatórios", "serão excluídos os candidatos..." e outra lista com "requisitos preferenciais", é perfeitamente ponderável mandar CV mesmo que não se possuam todos ou nenhum dos reqs preferenciais, tentar não custa é só um CV e mesmo que se tenha que redigir uma carta de motivação, quem sabe se não temos chances? No caso das listas de requisitos sem termos como "obrigatório" ou sem essa menção entre parênteses há quem entenda que não são obrigatórios e que vale sempre a pena enviar. Podemos, por exemplo, na carta de motivação, frisar as nossas mais-valias (reqs que possuímos). Existe muita informação online e existem artigos específicos sobre este assunto dos requisitos.
    Estou na mesma "batalha" que tu. Boa sorte, acredito mesmo que vais conseguir é uma questão de continuares a investir e a acreditar em ti. Confiança e, acima de tudo, muita confiança na hora de "vender o produto" (péssima expressão, mas é a utilizada atualmente) ou seja de demonstrares o teu valor ;)

    ResponderEliminar
  10. um dos meus maiores medos é este!
    espero que encontres algo que gostes muito em breve.

    ResponderEliminar
  11. Como eu te entendo, tive vários meses á procura até conseguir encontrar onde me encontro agora (embora não seja o meu emprego de sonho e seja algo temporário) e quase que virava louca, é horrível mesmo, ir a entrevistas e nada.
    Tem calma, acredito que vás encontrar alguma coisa :D
    Beijinhos,
    Throwalense

    ResponderEliminar